As acções da Sonae e da PT dispararam esta manhã, na Bolsa de Lisboa. As subidas acontecem depois do anúncio da Autoridade da Concorrência, que aceitou a Operação Pública de Aquisição (OPA) da Sonaecom sobre a Portugal Telecom.

A maior subida do PSI-20 foi registada pela empresa de Paulo Azevedo. O título da “holding” da Sonae para os sectores das telecomunicações, media e tecnologia avançou 8,8%, ultrapassando a barreira dos 5,25 euros.

Os títulos da Portugal Telecom cresceram 1,66%, para 9,81 euros, valor acima do preço oferecido pela Sonaecom na OPA, que é de 9,5 euros por acção.

Este aumento de preços das acções sugere que os investidores acreditam na operação, apesar das condições impostas pela Autoridade da Concorrência (AdC).

Para que a Sonaecom concretize a compra da PT, o organismo regulador exige a separação das redes fixas de cobre e de cabo, o mesmo acontecendo à rede básica de telecomunicações. A empresa de Paulo Azevedo terá de vender ou a rede de cabo ou a de cobre e devolver as frequências de acesso fixo via rádio.

Outras das condições impostas pela AdC é a entrada de um terceiro operador de rede móvel, se se confirmar a fusão entre a TMN e a Optimus.

David Pinto
Foto: DR