Um grupo de alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) quer criar uma prova automóvel entre equipas constituídas por estudantes universitários de todo o país.

É um dos 14 projectos elaborados ao longo do ano lectivo passado, no âmbito da segunda edição dos Projectos PESC – Projectar, Empreender e Saber Concretizar, uma actividade extracurricular que pretende desenvolver nos alunos a capacidade de concretizar um projecto, orientado por um professor.

O projecto “Desafio Automóvel Universitário” será apresentado no certame Autoclássico, que começa amanhã, na Exponor, em Matosinhos. A equipa de alunos da FEUP começou no início deste ano a alterar um Fiat Uno, veículo escolhido pelo seu baixo preço – comprar e modificar o automóvel ficou apenas por dois mil euros, um valor muito baixo quando comparado com outras provas do género, diz ao JPN Sérgio Moreira, aluno do 5º ano de Engenharia Mecânica.

O objectivo dos alunos da FEUP é que cada equipa concorrente tenha sempre “uma quota de universitários”. Os autores do projecto têm esperança que as provas em Uno possam ser inseridas já no Circuito de Braga do próximo ano.

“Adaptámos um carro normal de estrada para competição”, explica Sérgio Moreira. O automóvel está pronto e exposto na entrada da faculdade. Até Janeiro do próximo ano, os alunos vão testá-lo e preparar a sua ficha técnica, para que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting possa aprovar o veículo. Depois desse processo, o Uno modificado poderá servir de modelo para que outras equipas possam ter os seus veículos e participar em provas.

Sérgio Moreira destaca a importância dos PESC. “Os cursos são muito teóricos. Havia necessidade de pôr os alunos a lidar com problemas práticos”, diz. Os projectos são anuais ou plurianuais e pretendem promover o trabalho em grupo, dentro do mesmo curso ou entre licenciaturas diferentes. Visam construir produtos com valor comercial e prático.

Entre os outros projectos PESC do ano lectivo 2005/2006, está a investigação e desenvolvimento de instrumentos e acessórios musicais, a criação de um aeromodelo de carga e um projecto de estrutura de um micro-satélite.

Texto e foto: Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt