A Casa da Música comemora o Dia Mundial da Música, que se assinala amanhã, com três espectáculos, uma conferência e vários “workshops”, com destaque para as efemérides de Mozart, Shostakovich, Schumann e Lopes-Graça.

O Remix Ensemble inaugura os espectáculos comemorativos amanhã. O concerto inclui a estreia da peça “Kitsune”, encomendada a Jon Blake pela Casa da Música e pelo Festival Ultima de Oslo. Fazem também parte do repertório obras de Martin Matalon, Luca Francesconi e Franco Donatoni. O espectáculo é dirigido por Rolf Gupta, director musical da Orquestra Sinfónica de Kristiansand e da Orquestra Barroca da Noruega.

Para as 18h30 está marcada uma conferência-debate com Jon Blake, Rolf Gupta e Frode Hattli (acordeonista e improvisador). “Improvisação ou composição instantânea” é moderada por António Augusto Aguiar, contrabaixista do Remix Ensemble e professor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE).

Domingo, a Orquestra Nacional do Porto (ONP) apresenta um concerto de entrada livre com obras de Mozart e Shostakovich, comemorando simultaneamente os 250 anos do nascimento do austriaco e o centenário do nascimento do russo.

Também de entrada livre, é o concerto “Parabéns a você” do Estúdio de Ópera, que, para além de homenagear os músicos anteriormente referidos, recorda os 250 anos da morte de Schumann e o centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça.

Ainda no domingo, decorrem diversos “workshops” gratuitos ao longo do dia. “Percursão”, “Pim.Pam.Pum” e “À descoberta dos Compositores Clássicos” são as propostas apresentadas. Tanto a conferência como os “workshops” implicam inscrição prévia.

Carina Barcelos
[email protected]
Foto: Liliana Rocha Dias/Arquivo JPN