Astrónomos do mais alto nível da pesquisa científica mundial estão reunidos, desde segunda-feira, em Sintra, numa iniciativa do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) para discutir a formação do Universo. Os 150 astrónomos convidados debatem as pesquisas mais recentes feitas sobre a observação do espaço. O encontro “At the Edge of the Universe” termina sexta-feira.

É a primeira vez que se realiza em Portugal uma conferência deste género, que tem como objectivo dar resposta à velha pergunta de como se criou o cosmos. Como pano de fundo para o debate, estão as observações feitas com os telescópios de tecnologia de ponta dos diferentes centros de investigação astronómica do mundo com os quais foram detectadas as primeiras galáxias.

O nascimento das galáxias e a sua evolução ao longo dos tempos é aliás um dos enfoques desta iniciativa. Entre os temas em cima da mesa, estão perceber como se expandiu o Universo após o “Big Bang” e quais são as primeiras fontes de luz.

A conferência torna-se ainda mais pertinente por existirem vozes dissonantes. É que uns negam que a informação agora captada pelos telescópios corresponda realmente às primeiras galáxias, sem que se tenha em conta a expansão do Universo ao longo dos 13.7 biliões de anos, que é a idade apontada para a formação do mundo.

Outro dos objectivos da conferência é traçar as metas para as próximas décadas relativamente à investigação espacial.

As inscrições superaram as expectativas e o número de participantes foi alargado dos 130 para os 150. Os Estados Unidos são o país mais representado, mas na conferência vão estar astrónomos de todo o mundo.

Joana Almeida Silva
[email protected]
Foto: NASA