Poças Martins vai dirigir a Comissão de Estruturação da futura empresa municipal Águas do Porto, que substituirá os SMAS – Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento.

O presidente da Águas de Douro e Paiva aceitou o convite do presidente da Câmara do Porto (CMP), Rui Rio, pelo facto da proposta representar “um desafio profissional estimulante” e complexo e pelo “privilégio de participar num projecto autárquico coerente e sustentável”, afirma a autarquia em comunicado.

Poças Martins será contratado por três anos para coordenar a Comissão de Estruturação, que irá montar a nova empresa e proceder à reforma do sector no município do Porto.

Entre os objectivos principais da empresa vão estar a redução de perdas de água, a promoção da ligação de mais prédios ao saneamento, a melhoria da qualidade das praias e, sobretudo, a reorganização e motivação da força de trabalho dos SMAS, “fazendo mais e melhor com as mesmas pessoas”.

Poças Martins comprometeu-se a produzir relatórios semestrais comprovativos da produção de receitas adicionais e da redução de custos decorrentes das suas medidas.

Joaquim Poças Martins já foi secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor, presidente das Águas de Portugal e da Empresa Municipal Águas de Gaia. Passou ainda pela presidência da Empresa Portuguesa das Águas Livres e continua a exercer actividades na área da Engenharia Civil.

Em comunicado, o presidente da Câmara do Porto considera este o passo mais importante na reforma que tem vindo a ser implementada pela autarquia. Para Rui Rio, Poças Martins é um dos melhores técnicos nesta área.

A escritura de constituição da nova empresa será feita ainda este mês. O novo Conselho de Administração deve também ser proposto pelo presidente da CMP até ao final do mês.

Joana Vasconcelos
[email protected]
Foto: DR