Anilhagem científica de aves, um debate intitulado “O passado e futuro desta área (des)protegida” e a exibição de uma reportagem sobre a Reserva Ornitológica de Mindelo são os pontos altos do início das comemorações dos 50 anos da reserva, que decorre amanhã, sábado.

Estas acções vão ser dinamizadas em conjunto com antigos alunos do professor Santos Júnior, fundador da Reserva e docente na Faculdadoe de Ciências da Universidade do Porto.

Antigos caçadores de rolas, biólogos e o guarda florestal da época da fundação da reserva, em 1957, vão estar presentes. O objectivo é relembrar à Câmara Municipal que o espaço se encontra em degradação.

A maior reivindicação dos ambientalistas é a criação de uma reserva natural na área. Este título é importante, de acordo com a Associação dos Amigos de Mindelo, para proteger as espécies do avanço urbanístico.

“A Câmara de Vila do Conde iniciou as reuniões para tornar a Reserva de Mindelo um espaço de reserva natural”, mas “há mais de um ano” que o processo está parado, afirmou ao JPN Paula Soares, da Associação Amigos do Mindelo.

Luís Pedro Carvalho
Foto: DR