CCDR-N e FCUP discutem estratégias e medidas para o desenvolvimento rural na região Norte.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) promovem um colóquio hoje, quinta-feira, no Campus Agrário de Vairão, Vila do Conde, a fim de encontrarem novas estratégias de desenvolvimento rural para a região.

O seminário visa estabelecer prioridades no horizonte do Norte Rural até 2015, diz o presidente da CCDR-N, Carlos Lage.

Carlos Lage explicou ao JPN que as medidas a tomar envolvem duas dimensões. A primeira será para “estimular, com incentivos, a inovação das empresas, sua qualificação e urbanização”. A segunda dimensão envolve a componente da “valorização do território” do Programa Regional do Norte, ainda em fase de elaboração.

“São medidas no capítulo ambiental e na defesa do espaço rural. Tratam-se de zonas de natureza, de montanhas, e, portanto, são medidas de incidência no espaço rural”, afirma Carlos Lage, dando como exemplo o “tratamento de águas e resíduos”.

Estas estratégias a ser discutidas no colóquio vão ser abrangidas pelo Programa Regional do Norte, que se cruza com o Plano de Desenvolvimento Rural, canalizado pelo Ministério da Agricultura, e fazem parte do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

“A componente da valorização regional vai cruzar-se com o Programa Agrícola. Vamos estabelecer ligações e sinergias”, diz o presidente da CCDR-N.

O seminário será assim palco de debate do QREN, discutindo-se as suas “linhas de força”, diz. “Mas essencialmente, vamos falar das políticas destinadas ao desenvolvimento regional”, conclui.

Cristina Villas-Boas
lj0420 @ icicom.up.pt
Foto: PS