A competição no XX Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU) começa hoje, sexta-feira, às 20h30. 13 tunas, portuguesas, espanholas e mexicanas, vão lutar por nove prémios durante os dois dias de festival.

Pela primeira vez na história do festival, vai actuar a Tuna Veterana do Porto. Alguns membros desta tuna fizeram parte da comissão organizadora do primeiro FITU. Carlos Silva, membro da comissão organizadora, diz que a organização “fez questão que eles viessem actuar pelos momentos por que passaram naquela época”.

O FITU arrancou ontem ao final da tarde, com a recepção às tunas participantes nas caves de Vinho do Porto. O festival, organizado pelo OUP, é o mais antigo do país.

As tunas do OUP, nomeadamente a Tuna Feminina, a Tuna Universitária do Porto e a Tuna Veterana do Porto, não entram no concurso, por serem anfitriãs.

Os bilhetes continuam à venda na sede do OUP (Rua dos Bragas), Coliseu do Porto, lojas Fnac, Agência Abreu e ainda pelo TicketLine. O festival será transmitido em directo no “site” do OUP.

Jessica de Sá
Foto: DR