A Câmara do Porto vai apelar ao Governo e à Assembleia da República para que, em sede de discussão do Orçamento para 2007, contemplem verbas para a construção das novas instalações da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).

A moção do vereador da CDU, aprovada hoje por unanimidade em reunião de câmara, pretende evitar “mais um ano de atraso no início da construção das novas instalações da FCNAUP”. Serão enviadas cópias do texto ao primeiro-ministro, aos grupos parlamentares da Assembleia da República, ao Conselho Directivo e à Associação de Estudantes da faculdade.

O projecto de construção da nova FCNAUP já existe há alguns anos, mas a proposta de PIDDAC para 2007 não prevê verbas para este investimento.

Na moção, lê-se que as instalações actuais da FCNAUP “são completamente desadequadas” para aquela que é a “única instituição nacional responsável pela formação de licenciados em Ciências da Nutrição (nutricionistas)”, uma “mais-valia para a UP e, consequentemente, para a cidade”.

A faculdade funciona em dois pavilhões pré-fabricados anexos ao Hospital de S. João, com uma área de 1.687 metros quadrados (quatro m2 por pessoa). As más condições da FCNAUP, que já foram consideradas pelo Conselho Directivo como as piores do país, têm motivado diversos protestos dos estudantes e professores da instituição. O mais recente aconteceu na semana passada, no Dia de Alerta Nacional para os Problemas do Ensino Superior.

Na moção, Rui Sá salienta ainda que o número de estudantes candidatos à FCNAUP é seis vezes superior ao número de vagas disponibilizadas (este ano foram 65).

Actualmente, a faculdade, que se desenvolveu a partir de 1976 com o bacharelato em Nutricionismo, tem cerca de 400 alunos.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt