O primeiro “shopping” da Península Ibérica vai estar em festa até Dezembro com iniciativas todas as semanas. As celebrações de três décadas de história do Shopping Center Brasília estão a ser organizadas pela Associação dos Comerciantes e pela Administração dos Condomínios do centro comercial.

Inaugurado a 9 de Outubro de 1976, o Brasília foi palco de uma sociedade marcada pelo consumismo. Acarinhou diferentes modas, esteve presente na mudança de mentalidades, passou por várias crises e hoje tenta voltar a fazer parte do quotidiano dos portuenses.

“As comemorações dos 30 anos são a rampa de lançamento que precisávamos para projectar este espaço à sociedade portuguesa. Não queremos que caia no esquecimento”, afirma Ana Paula Santos, lojista e coordenadora do programa de comemorações.

A canção “A rapariguinha do shopping”, de Rui Veloso e Carlos Tê, é agora recordada por Emília Machado, lojista há 30 anos. “Estou aqui desde o início. Quando abriu era uma loucura, vinham pessoas de todos os lados”.

Apesar da crise sentida, Emília Machado mantém-se firme no negócio: “Temos clientes certos e com este tipo de eventos penso que vamos conseguir trazer de novo o movimento a este espaço. As minhas clientes confessam que gostam bastante deste shopping, não só por estar muito bem localizado como também por ter bastantes lojas especializadas”.

O cinema Charlot abre as portas a uma exposição de artes plásticas – “Fascinarte no Brasília” – que conta com obras de 30 artistas consagrados, como Paula Rego e Júlio Pomar. O espaço será também enriquecido com obras de “jovens promessas”, como Alexandre Jordão.

O presidente da Associação de Comerciantes, Carlos Van Zeller, acredita que esta exposição vai “dinamizar o ‘shopping’ com arte e criar mais lojas de cultura nas várias vertentes”.

Relançar o espaço é a principal preocupação dos comerciantes. “Não pretendemos olhar para a concorrência. Queremos sim, marcar a diferença. Para isso é necessário dinamizar o ‘shopping’ e recuperar a dignidade que tinha no passado”, realça Ana Paula Santos. Prevê-se uma alteração na fachada, remodelações no interior e a criação de uma praça da alimentação.

Do programa da festa faz parte uma exposição de arte, uma feira de minerais (com o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), uma tertúlia, que pretende reviver os 30 anos do centro comercial, e também um concurso de pintura com o objectivo de descobrir novos talentos.