Até 5 de Dezembro, o ciclo “Cinema e Comunicação Social” mostra, no curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, um conjunto de obras cujo tema principal são os “media”. Este é o segundo ano que se realiza este ciclo, com a apresentação de cinco filmes novos em relação à edição anterior.

O ciclo segue amanhã com “Boa Noite, e Boa Sorte”, de George Clooney, “O Preço da Verdade”, de Joel Schumacher (7 de Novembro), “Os Homens do Presidente”, de Alan J. Pakula (14 de Novembro), “O Informador”, de Michael Mann (21 de Novembro), “Citizen Kane: O Mundo a Seus Pés”, de Orson Welles (28 de Novembro) e “Manobras na Casa Branca”, de Barry Levinson (5 de Dezembro). Todos os filmes são exibidos às 18h00, no anfiteatro I.

“Shattered Glass: Verdade ou Mentira”, de Billy Ray, e “Crónicas”, de Sebastián Cordero, foram exibidos a 17 e 24 de Outubro.

Este projecto está inserido na cadeira de Teorias de Comunicação Social e pretende “aproximar os alunos de um conjunto de filmes que retratam questões que ajudam a compreender a comunicação social hoje em dia, no geral, e o jornalismo, em particular”, explica o docente Helder Bastos.

Os filmes seleccionados procuram abordar, de uma forma acessível e dinâmica, questões que são difíceis de ilustrar nas aulas. “Os filmes não são só para agradar aos alunos, mas para fazê-los pensar. Há outros filmes mais elaborados que têm como objectivo desafiar os alunos a olharem o cinema de uma forma diferente”.

O ciclo é dirigido sobretudo a alunos do 1º ano, mas todos podem assistir. “A ideia é criar uma comunidade de cinéfilos que cultivem o gosto pela relação entre a comunicação social e o cinema”, diz Helder Bastos, que espera repetir a iniciativa nos próximos anos.

Texto e foto: Daniela Sá