O prémio “Good design G-Mark”, atribuído pelo Japan Industrial Design Promotion Organization, distinguiu pela primeira vez um projecto português. Carlos Aguiar, professor na Universidade de Aveiro (UA), recebeu o prémio japonês, com 50 anos de existência, graças ao seu trabalho na garrafa portátil de gás propano CoMet (na foto).

Carlos Aguiar desenvolveu a garrafa portátil de gás propano CoMet (Composite Metal) para a empresa AMTROL-ALFA, fixada em Guimarães. O designer alterou a garrafa com tecnologia CoMet (também utilizada nas garrafas “Pluma”) já existente para chegar a um mercado mais alargado.

As modificações passaram pela acessibilidade às válvulas, pela ventilação do interior da garrafa e pela ergonomia das pegas.

O projecto foi seleccionado de entre 2.500 trabalhos inseridos nas categorias Design de Produto, Arquitectura e Design de Ambiente, Design de Comunicação e Design de Produtos Perenes.

O trabalho esteve também presente na maior feira de design organizada na Ásia, a “Good Design Presentation 2006”.

Carlos Aguiar já tinha sido o primeiro português a receber os prémios Design Plus (Frankfurt), Red Dot (Essen) na Alemanha e Good Design (Chicago) nos EUA.

Carina Barcelos
lj04013 @ icicom.up.pt
Foto: DR