Os estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) enviaram ontem 200 cartas, assinadas por pais e alunos, ao primeiro ministro, José Sócrates. Na origem do protesto, está a quebra de um acordo em que o Conselho Directivo da faculdade se comprometia a financiar uma parte significativa do material.

A presidente da Associação de Estudantes da FMDUP (AEFMDUP), Joana Morais, explica que no ano passado os estudantes protestaram por serem obrigados a pagar cerca de 3 mil euros em material usado nas aulas práticas. “Um aluno do terceiro ano paga cerca de 50 a 100 euros em material, no quarto à volta de 2.600 e no quinto 350 euros”, diz ao JPN.

Os estudantes chegaram a um acordo no ano passado com o Conselho Directivo, no qual a faculdade se comprometeu a financiar 50% do material do quarto ano (o mais dispendioso).

Contudo, na segunda reunião com o Conselho Directivo deste ano lectivo, o presidente, Germano Neves Pinto da Rocha, resolveu voltar atrás com a decisão alegando falta de condições financeiras, conta Joana Morais. Desta forma, o apoio termina no próximo ano lectivo. Os alunos do actual quarto ano ainda beneficiaram desta medida.

“Temos noção que a faculdade não tem condições financeiras, mas queremos um ensino público justo”, denuncia a presidente da AEFMDUP.

O JPN tentou contactar a direcção da FMDUP, mas a secretaria da faculdade afirmou que o presidente não tem conhecimento da acção de protesto dos estudantes.

O presidente e o vice-presidente do Conselho Directivo encontram-se neste momento no congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, onde se encontra também José Sócrates, adiantou a mesma fonte.

Carina Barcelos
lj04013 @ icicom.up.pt