O departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) presta homenagem ao historiador Francisco Ribeiro da Silva num colóquio que começou ontem e termina hoje.

O historiador, o homem de cultura e o académico de referência são algumas das facetas em destaque nas intervenções dos participantes durante os dois dias do colóquio. Francisco Ribeiro da Silva, que foi vice-reitor durante os últimos oito anos, despede-se da vida activa como professor da Faculdade de Letras, mas promete continuar a actividade de investigador.

Ribeiro da Silva tem uma obra ímpar para a compreensão do Porto e a ele se deve a introdução curricular da cadeira de História da Cidade do Porto na FLUP.

Autor de obras emblemáticas como “O Porto das Luzes ao Liberalismo”, “Forais Manuelinos do Porto e do seu Termo”, ou “Filipe II de Espanha, Rei de Portugal”, é, porém, a sua tese de doutoramento “O Porto e o seu Termo (1580-1640). Os Homens, as Instituições e o Poder”, publicada em 1988, que mais vezes é referida pelos estudiosos.

Publicou também uma obra de referência sobre o Douro intitulada “História dos Vinhos do Porto”, cuja história se confunde com a região duriense.

Na sessão de ontem, foram abordados alguns aspectos do trabalho desenvolvido ao longo do anos pelo homenageado, com intervenções de António Cardoso, João Marques, Amélia Polónia da Silva e Luís Grosso Correia.

O colóquio termina hoje com diversas abordagens, entre as quais “Francisco Ribeiro da Silva, os concelhos, os forais e a administração”, por Luís Miguel Duarte, “Olhar o Porto segundo a bibliografia de Franscico Ribeiro da Silva”, por Amândio Barros, e “Perspectivas sobre a cidade do Porto – da história local à história de Portugal”, por Luís de Oliveira Ramos, académico e autor de várias obras sobre o Porto.

Joana Vasconcelos
lj04035 @ icicom.up.pt
Foto: DR