As esculturas foram ponto de passagem obrigatório para os visitantes do Festival Internacional de Chocolate. Elas fizeram as delícias de crianças e adultos. “Shrek” e “A Idade do Gelo”, êxitos recentes do cinema de animação, foram o maior sucesso entre os mais pequenos, e arrancaram alguns gritos de exclamação à entrada da sala inundada pelo cheiro da guloseima.

Ricardo Cardoso, de 8 anos, e Marco Machado, estudante universitário, afirmaram ao JPN que as esculturas do filme “A Idade do gelo” eram as melhores. Mas Marco admite [Áudio] que lhe agradou ver “Tintim”, uma personagem que “vale a pena a recordar” e que já não é tão conhecida dos mais jovens.

A preferência pela “A Idade do Gelo” reflectiu-se no primeiro lugar atribuído pelo público às esculturas. Já os membros do júri avaliaram a escultura do “Homem-Aranha” como a melhor do festival em 2006.

Todas as esculturas foram realizadas pelos alunos do CFPSA (Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar). As esculturas estão a ser preparadas desde Junho e Vítor Nunes, director técnico do festival, garante que as duas toneladas de chocolate belga usadas “são da melhor qualidade que existe”. Os mesmo alunos do CFSA participaram nos outros pontos de interesse do Festival, a casa de chocolate e o desfile de modelos.

Para quem não pôde estar presente nas edições anteriores do Festival, a organização voltou a expor as esculturas artísticas que estiveram a concurso. Entre estas, o maior destaque foi para uma réplica do “Kremlin” e para uma personagem da “Guerra das Estrelas”, o vencedor de 2005.

Luís Pedro Carvalho