Augusto Nobre é o ilustre homenageado este ano pela Universidade do Porto (UP). A iniciativa visa dar a conhecer o trabalho do cientista, dos mais conceituados na área da zoologia em Portugal.

A exposição “Augusto Nobre 1865/1946 – Para a História da Zoologia em Portugal”, patente no átrio principal do edifício da reitoria, é uma amostra do extenso trabalho do pioneiro do estudo da biologia marinha no nosso país.

Luzia Sousa, do Museu de Zoologia Augusto Nobre, explica o que se pode encontrar na exposição. “É uma pequenina amostra de conchas marinhas, de invertebrados e não invertebrados, que fazem parte da sua colecção pessoal”. “Além disso, podem-se encontar livros escritos pelo Augusto Nobre sobre fauna marinha”.

A homenagem prevê também uma conferência, dia 14 de dezembro, sobre a vida e obra do autor, por Carlos Almaça, professor catedrático da Faculdade de Ciências da UP.

Augusto Nobre foi professsor da Faculdade de Ciências do Porto e enquanto professor bateu-se pelo ensino prático. “A importância deste estudioso e professor passa pelo seu esforço em tornar o ensino da zoologia prático, daí os desenhos técnicos nos livros. Ele queria que os alunos estudassem os animais de uma forma prática, isto é, tocando-os”, afirma Luzia Sousa.

A ele se deve a construção do Aquário da Foz, do qual “não sobra nada, o que é uma pena, porque o Aquário era a sua casa”. E também do Museu de Zoologia, integrado actualmente no Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Como docente, Augusto Nobre “queria que o ensino em Portugal acompanhasse o ritmo de desenvolvimento das faculdades europeias com as quais tinha relacionamento científico”, conta Luzia Sousa.

Augusto Nobre foi reitor da Universidade do Porto entre 1919 e 1926 e também ministro da instrução pública de 1920 a 1922. Pertenceu ao Partido Republicano Português e teve, segundo Luzia Sousa, “muita importância política. “Era uma figura de destaque numa época em que o Porto tinha muito peso na cena política”.

A ele se deve também a construção da Faculdade de Engenharia, a maior instituição da Universidade do Porto.

Texto e foto: Joana Almeida Silva
lj04033 @ icicom.up.pt