Cannabis é a droga mais consumida na Europa. Pedidos de tratamento por consumo de cocaína duplicaram entre 1999 e 2004.

Os preços das drogas têm vindo a descer por toda a Europa. O consumo de drogas, como a cannabis ou a cocaína, sai cada vez mais barato, revela o relatório anual sobre a evolução da realidade das drogas, divulgado hoje, em Bruxelas, pelo Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência.

O documento salienta que os preços variam consoante a pureza, a quantidade e a variedade de produtos. A quantidade de oferta existente é outra das determinantes na variação dos preços, que nos últimos anos têm caído consideravelmente.

A resina de cannabis, a droga mais cara em 1999, ocupa agora o segundo lugar na tabela de preços, liderada pela cannabis herbácea. O ecstasy continua a ser a substância ilícita mais barata.

A cannabis é a droga mais consumida na Europa. Um em cada cinco adultos europeus consumiu cannabis no último ano. Aponta-se para que pelo menos 65 milhões de pessoas em todo o mundo já tenham experimentado em algum momento da sua vida esta substância.

No último mês, cerca de 12 milhões de europeus consumiram cannabis, mais de 1,5 milhões cocaína, e mais de um milhão ecstasy.

O consumo de cocaína, a segunda droga mais consumida na Europa, não tem registado grandes variações, mas o padrão de consumo na UE é tradicionalmente elevado. A prevalência do consumo desta droga ao longo da vida aponta para mais de 3% de adultos europeus.

Nos Países Baixos e em Espanha, um em cada quatro pedidos de tratamento está relacionado com o consumo de cocaína. De 1999 para 2004, os pedidos de tratamento por consumo de cocaína duplicaram, apesar de o consumo desta droga ser limitado na Europa, com especial incidência na parte Ocidental do Velho Continente.

A heroína é ainda problemática. Há 1,7 milhões de dependentes de heroína na UE.

De 2003 para 2004, as apreensões de heroína subiram 10%. O Reino Unido foi o país que apreendeu o maior volume desta droga.

Joana Almeida Silva
lj04033 @ icicom.up.pt