O Museu Nacional de Soares dos Reis abre, este domingo às 11h, novamente as portas para o “Antigo Egipto”. Por razões de espaço e de disponibilidade do egiptólogo que guia a visita, foram reservados apenas dois dias para o acesso dos visitantes.

Com o mesmo procedimento da estreia do passado dia 9, a visita será guiada pelo egiptólogo Rogério Sousa, que transmitirá informações especializadas sobre as antiguidades. A visita inicia-se no Museu Soares dos Reis e complementa-se no Antigo Museu Municipal de História Natural, onde a maioria das peças “residem”. A entrada é livre.

A mostra conta com 100 peças egípcias que integravam a colecção reunida por João Allen (1781-1848), um comerciante irlandês que morou no Porto no século XIX. Após a morte do coleccionador, a Câmara do Porto adquiriu as antiguidades e depositou-as no Antigo Museu Municipal de História Natural.

Rogério Sousa destaca as várias origens das peças antes de pertencerem a João Allen. Muitas delas são provenientes de escavações arqueológicas feitas no Extremo Oriente, na América Central, na África e no Antigo Egipto. “É interessante conhecer o trajecto das antiguidades até chegarem a Portugal”, afirma o egiptólogo.

Tendo em conta critérios subjectivos e pessoais, Rogério Sousa revela qual a sua peça favorita: “a estátua de Ptah-Sokar-Osíris é a peça mais significativa, pelo seu valor simbólico”. Mas o egiptólogo lembra que do ponto de vista histórico e arqueológico todas as peças são de igual valor.

Marina Bertoncello
lj05061 @ icicom.up.pt
Foto: DR