As eleições para a Assembleia de Representantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) para o triénio 2007/2009 decorreram hoje, quarta-feira, e terminaram com a vitória da lista B, liderada por Alberto Barros, com 167 votos, mais 52 votos do que a lista A, dirigida por Manuel Paula Barbosa.

Professor catedrático em Genética Médica, Alberto Barros foi pioneiro na inseminação artificial intra-uterina, com preparação “in vitro” de espermatozóides. O docente da FMUP é director do Centro da Genética de Reprodução, a primeira clínica de infertilidade a nascer em Portugal pela norma internacional de qualidade ISSO 9001:2000.

Depois da reitoria da UP homologar os resultados, a Assembleia de Representantes vai reunir-se e nomear oficialmente os novos directores da faculdade. O professor José Agostinho Marques é o nome proposto pela lista vencedora para suceder a José Amarante na direcção e no Conselho Directivo da FMUP.

Desde 2001 que não se assistia na FMUP a um acto eleitoral com tão elevada taxa de adesão: dos 343 elementos do corpo docente presentes nos cadernos eleitorais, 291 exerceram o seu direito de voto.

João Queiroz
[email protected]
Foto: FMUP