A reestruturação da rede de ensino superior que o Governo pretende implementar com base no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) pode levar ao encerramento de uma das quatro universidades públicas em Lisboa, avança hoje o “Diário Económico” (DE).

O jornal escreve que o relatório da OCDE será divulgado na próxima semana e que a possibilidade de fechar uma das quatro universidades lisboetas – Nova, Clássica, Técnica ou ISCTE – foi abordada pelo reitor da Universidade Nova de Lisboa, Leopoldo Guimarães, num debate que decorreu na reitoria da Universidade de Lisboa, na quinta-feira passada.

Ainda segundo o DE, o ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, já admitiu avançar com a fusão de universidades públicas, estando a decorrer negociações para avançar com algumas fusões, nomeadamente entre a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Lisboa.

Qualquer fusão exigirá nova legislação, já que o actual quadro legislativo não as permite.

JPN
Foto: Arquivo JPN