O Porto vai ganhar, em Fevereiro, um novo complexo de salas de cinema. O Mediaplex vai ter lugar no antigo cinema Castello Lopes do Central Shopping, no Campo 24 de Agosto. O espaço terá seis salas preparadas para receber cinema em suporte digital.

“É o cinema do futuro. A projecção de películas 35 milímetros está condenada desde que apareceu a filmagem e a projecção digital. Não há riscos de deterioração e os custos são mais reduzidos”, explica Beatriz Pacheco Pereira, da cooperativa Cinema Novo, organizadora do Festival Fantasporto e responsável pelo projecto.

Segundo a Cinema Novo, é a primeira estrutura da Europa totalmente preparada para o cinema digital.

O Mediaplex vai unir o cinema comercial ao cinema mais temático e alternativo. “A ideia é passar cinema americano de grande orçamento mas também cinema asiático, europeu e português”, diz ao JPN.

“Não vamos ter uma programação completamente elitista mas queremos mostrar o cinema de qualidade menos visível nas outras salas. Por exemplo, pequenos êxitos nacionais em outros países”, exemplifica.

O cinema comercial vai ter lugar na sala principal, a que tem mais espaço. As restantes salas, mais pequenas, com 180 lugares, serão “quase temáticas”, dedicando-se ao cinema mais alternativo.

Uma das vantagens do espaço é que na sala principal “vai haver palco o que vai permitir a realização de outros eventos”. “Vamos apostar no teatro e em concertos”, diz Beatriz Pacheco Pereira.

O autor do projecto de reconversão, que estará pronto na próxima semana, é o arquitecto Pais Vieira.

Concretização do projecto

O Mediaplex vai funcionar no antigo complexo das salas de cinema Castello Lopes, fechadas há mais de dois anos. O convite veio da construtora Soares da Costa. “O cinema foi quase oferecido”, revela Beatriz Pacheco Pereira. “A Cinema Novo já estava a precisar de um espaço assim”.

A criação do complexo não vai prejudicar o Espaço Fantas, que “já está em fase avançada de activação e não colide com este projecto. É um espaço totalmente diferente”.

As obras do Mediaplex já começaram. Para além do complexo de salas de cinema, vai contar também com lojas e com um “parque de estacionamento gratuito”. “Agora há ligações muito fáceis de metro até ao Campo 24 de Agosto”, realça.

Para a compra dos equipamentos, a cooperativa Cinema Novo vai pedir ajuda à União Europeia e ao Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia.

A inauguração do Mediaplex está prevista para o período entre 3 e 16 de Fevereiro. “Vai ser antes do Fantasporto e só a parte de cinema é que vai ser aberta ao público”, diz a responsável da Cinema Novo.

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt
Foto: Arquivo JPN