A nova consola de video-jogos da Nintendo, denominada de Wii, foi lançada hoje em Portugal, com um preço aproximado de 250 euros. As expectativas da Nintendo são as que reservas de encomendas batam recordes.

Com um design compacto que faz dela um complemento natural a qualquer sistema audio-visual, a Wii apresenta, por enquanto, cerca de 30 jogos, da Nintendo (“Wii Plays” e “The Legend of Zelda: Twilight Princess”) e licenciados (como “Need for Speed: Carbon” e “Tony Hawk’s Downhill Jam”). O preço destes jogos variará entre os 49 e os 59 euros.

Juntamente com a consola vem um comando sem fios Wii Remote, um comando Nunchuck e uma colecção de cinco diferentes jogos Wii Sports num único disco, que vão proporcionar uma experiência de jogo nunca antes vista, uma vez que toda a acção é controlada pelo comando com simples movimentos.

Com este lançamento, a Nintendo dá mostras de grandes transformações, uma vez que que se serve não só da tecnologia mas sobretudo da criatividade para atrair um novo público-alvo.

Com o lançamento da Wii, o gigante dos vídeo-jogos quer criar uma consola que possa ser utilizada por todos os membro da família. A consola inclui uma série de “canais” apresentados no menu principal que oferecem diferentes possibilidades de utilização e navegação. O Menu Wii Channel é o ponto de partida para todas as funções disponíveis.

Os “canais” oferecem a possibilidade de entrar numa variedade de opções de entretenimento. Quando ligado ao televisor, o Menu Wii Channel apresenta um interface simples permitindo aos utilizadores jogarem, terem acesso a notícias ou à meteorologia, verem e enviarem fotografias e também criarem as suas próprias caricaturas para serem usadas como personagens dos jogos.

Cláudia Filipa Castro Reis
[email protected] icicom.up.pt
Foto: DR