O IBMC/INEB – Laboratório Associado presta, amanhã, homenagem a António Xavier, cientista, professor da Universidade Nova de Lisboa e fundador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB).
Na sessão evocativa à memória de António Xavier será também entregue à família do cientista a medalha de honra atribuída pela Sociedade Espanhola de Bioquímica e Biologia Molecular.
António Xavier, falecido em Maio, foi um dos melhores cientistas da actualidade. O professor reconhecido internacionalmente recebeu a EUROBIC Medal, uma prestigiada distinção no campo da investigação bioquímica.
Embora o cientista não tivesse nenhuma ligação institucional ao IBMC, a unidade de investigação da Universidade do Porto resolveu recordar o mérito e o alcance internacional do trabalho que desenvolveu na área da bioquímica, em especial no domínio das metalo-proteínas.
Francisco Carvalho Guerra (Universidade do Porto e Universidade Católica), Helena Santos (ITQB), Alexandre Quintanilha (ICBAS/IBMC) e outros investigadores estarão presentes na cerimónia para evocar o “homem e o cientista”.