Os doentes com necessidade de ventilação mecânica poderão ser vigiados à distância pelo seu médico através de um telemóvel de última geração. É o objectivo da aplicação “VitalMobile”, desenvolvida em Portugal pelo Serviço de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) numa parceria com a empresa portuguesa UltraPonto.

O sistema de controlo médico à distância de doentes com patologia neuromuscular e insuficiência respiratória será agora afinado, depois de dois anos de desenvolvimento.

“Através deste sistema, um paciente que tinha obrigatoriamente de estar no hospital para poder ser permanentemente monitorizado, pode agora sê-lo em casa, no trabalho, na escola, em deslocação ou qualquer outro local onde possa ser utilizado um telemóvel, o que confere autonomia aos pacientes e aumenta a sua qualidade de vida”, refere a FMUP em comunicado.

“O projecto final consiste na monitorização mediante um telemóvel de última geração e os sensores apropriados que recolherão os níveis de oxigénio, a frequência cardíaca e outros dados pertinentes para avaliação clínica”. Os dados serão transmitidos para servidores a fim de estarem disponíveis aos médicos a qualquer altura e em qualquer lugar através da internet.

JPN
Foto: Ana Falcão