A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) associou-se à Universidade de Carnegie Mellon (CMU) para ministrar o que considera ser o mais importante mestrado do mundo na área da Engenharia de Software. É a primeira vez que o “Master of Software Engineering” (MSE) de CMU é ministrado em território europeu.

“O MSE está para a indústria de software como os MBA estão para a gestão”, explica, em comunicado, o presidente dos conselhos Directivo e Científico da FCTUC e coordenador do curso, João Gabriel Silva,

“Os estudantes do MSE serão os futuros líderes da indústria de software. A disponibilidade de pessoas com uma formação extremamente avançada, acreditada por este curso é vital para Portugal, se quisermos que a nossa indústria de software venha a ter uma papel relevante a nível mundial, sem ficar restringida a nichos de mercado e à subcontratação de mão de obra qualificada, mas barata”, sustenta.

O curso nasce no âmbito do acordo da universidade norte-americana com o Governo português.

Totalmente leccionado em língua inglesa por docentes portugueses e americanos, o curso exige, pelo menos, dois anos de experiência profissional em desenvolvimento de software, algo inovador em Portugal.

O prazo de apresentação de candidaturas termina a 26 de Março. O curso, com a duração de quatro semestres intensivos e que começa em Agosto, conferirá um grau duplo: um pela Universidade de Coimbra e outro por CMU.

JPN
Foto: Ricardo Fortunato/Arquivo JPN