2007 é o ano do centenário daquele que é considerado um dos maiores escritores portugueses do século XX. As comemorações dos 100 anos do nascimento de Miguel Torga começam hoje com diversos eventos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real) e na Escola Secundária Miguel Torga (Bragança).

A celebração do centenário de Miguel Torga, promovido pela Delegação Regional da Cultura do Norte e por outras instituições ligadas à cultura e ao escritor, vai abranger iniciativas em diversas áreas: dança, música, fotografia, teatro, artes-plásticas e literatura.

O célebre poeta, contista, dramaturgo e romancista trasmontano nasceu a 12 de Agosto de 1907, em Sabrosa, Vila Real, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995, em Coimbra. O centenário de Miguel Torga começa a ser celebrado no dia em que passam 12 anos sobre a sua morte.

Hoje, o dia fica marcado pela apresentação do programa das comemorações pelo Círculo Cultural Miguel Torga na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Depois disto, vai haver teatro, com a representação do conto “O Vinho” pelo grupo Filandorra.

Durante o dia, decorrem vários eventos, como recitais de poesia nas diversas escolas que participam do projecto, e visitas guiadas por locais marcantes da terra natal do escritor. Em Coimbra, será organizado um roteiro que descreve o percurso de Miguel Torga da casa até o seu consultório – o escritor era formado em Medicina.

A Escola Secundária Miguel Torga decidiu homenagear o seu patrono com um ciclo de conferências, espectáculos e exposições, que começa hoje e se prolonga por todo o ano. O Nobel da Literatura José Saramago, a pintora Graça Morais e o deputado e poeta Manuel Alegre são algumas das personalidades que estarão presentes nas comemorações.

Programação de Fevereiro a Dezembro

Ainda este mês, será inaugurado, em S. Martinho de Anta, o Espaço Torga, um edifício com auditório e sala de exposições. Em Fevereiro, começa o concurso de fotografias que tem como mote o livro de contos “Bichos”.

Em Março, estreia a peça “Miguel Torga – Diário (I-XVI)” nos teatros municipais de Vila Real, Bragança e Coimbra, com direcção de João Pedro Vaz. Já no mês de Abril, a viagem de comboio turístico entre Vila Real e o Peso da Régua será surpreendida pela performance “Quando Torga partiu para o Brasil”, baseada num episódio marcante da vida do escritor.

No que toca a música, “Torga – retratos e paisagens” é o nome do concerto intinerante da Camerata Senza Misura que vai às cidades de Vila Real, Caldas do Gerês, Porto, Coimbra, Bragança, Guimarães, Chaves, Santiago de Compostela e Zamora, durante os meses de Maio, Julho, Setembro e Outubro. Este agrupamento de câmara conta com nove músicos, em sopros, cordas e piano.

De Maio a Dezembro, decorrerá um roteiro de mostras por diversas cidades do norte do país que visa divulgar e explicar a obra de Miguel Torga.

A Cooperativa Árvore do Porto organiza a mostra “Retratos e Paisagens” – foram convidados alguns artistas contemporâneos para criarem duas telas inspirados na vida e obra do escritor. A mostra será exposta, a partir de Julho em Vila Real, Chaves, Lamego, Bragança e Zamora. De Julho a Agosto será apresentado o livro de fotografia “Diário Douro” que ilustra o universo torguiano.

O lançamento do DVD “A Terra antes do Céu”, em 14 de Dezembro, marca o fim das comemorações. O filme de João Botelho pretende retratar o processo de criação dos diversos artistas que se inspiraram em Miguel Torga.

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt