Abbé Pierre, fundador da comunidade internacional de apoio aos desfavorecidos Emaús, morreu hoje em França.

O padre foi internado no início deste ano devido a uma bronquite e não conseguiu resistir a uma infecção pulmonar. Faleceu por volta das 5h de hoje, no Hospital de Paris.

O presidente francês já lamentou a perda do padre, considerado um herói em França. “Abbé Pierre representou o espírito de rebelião contra a miséria, o sofrimento, a injustiça e a força da solidariedade”, disse Jacques Chirac, em comunicado.

Pierre, nascido Henri Grouès, dedicou a vida à luta contra a pobreza. O pseudónimo foi escolhido durante a ocupação nazi para tentar ajudar os refugiados em França. A ele se atribiu a fundação da comunidade Emaús, presente em 39 países, incluindo Portugal, e que se dedica ao abrigo dos mais carenciados.

O jornal francês “Le Monde” destaca a máxima do padre católico romano: “A luta pelo meu pão pode ser materialismo; a luta pelo pão dos outros já é espiritualismo”.

A comunidade internacional Emaús, nome que escolheu por referência ao Evangelho, lamentou a perda do homem que desde 1949 luta contra a pobreza à frente da organização e insistiu na necessidade de continuar a lutar contra a exclusão social.

A sua obra está também presente em Portugal, com dois centros na cidade do Porto e um em Loures.

Joana Almeida Silva
lj04033 @ icicom.up.pt