A cada ideia submetida para incubação na UPTEC é atribuído um de quatro níveis, ao qual corresponde um pacote de serviços e de programas. Tudo começa pela "admissão" – a ideia será avaliada pela UPIN- Universid…

A cada ideia submetida para incubação na UPTEC é atribuído um de quatro níveis, ao qual corresponde um pacote de serviços e de programas. Tudo começa pela “admissão” – a ideia será avaliada pela UPIN- Universidade do Porto Inovação e de um Conselho Científico-Empresarial.

Segue-se a “pré-incubação”, um período de apoio para permitir o desenvolvimento do eixo de negócio.

Quando a ideia já tiver atingido um patamar de maturidade considerável e já estiver constituída legalmente, é-lhe atribuída o nível de “incubação” e passa a ter acesso a espaços, infra-estruturas noutras incubadoras e condições vantajosas no acesso a serviços de “outsourcing”.

O estágio final é o da “aceleração”. Neste nível, às condições do nível “incubação”, juntam-se o apoio na vertente de internacionalização e no financiamento para expansão.

O tempo de incubação é de três anos numa empresa normal e cinco no caso das empresas de biotecnologia.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt