Marcelo Viana, investigador e director-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) do Rio de Janeiro, Brasil, venceu o Prémio Universidade de Coimbra 2007 pelo seu trabalho em sistemas dinâmicos.

“É autor de estudos fundamentais para a compreensão e a classificação de sistemas dinâmicos”, justifica o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, que apresentou a candidatura de Marcelo Viana ao galardão, atribuído pela universidade desde 2004.

O matemático é também editor de várias revistas de circulação internacional, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Nasceu no Brasil, filho de pais portugueses, mas veio para Portugal com apenas três meses. Licenciou-se em Matemática Pura pela Universidade do Porto, onde já foi professor, e fez o doutoramento em Sistemas Dinâmicas no IMPA, no Rio de Janeiro.

O Prémio Universidade de Coimbra pretende distinguir um português com uma intervenção relevante nas áreas da cultura ou da ciência. O vencedor recebe 25 mil euros.

O neurocientista Fernando Lopes da Silva (2004), o historiador António Hespanha e o encenador Luís Miguel Cintra (2005) e a helenista Maria Helena da Rocha Pereira (2006) foram as personalidades distinguidas anteriormente.

JPN
Foto: DR