Roger Federer iniciou a sua luta pela conquista do Slam (vitória nos quatro torneios de Grand Slam- Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Open dos Estados Unidos- num ano) da melhor maneira ao impor-se ao chileno Fernando Gonzalez pelos parciais de 7-6(2), 6-4 e 6-4 em duas horas e 21 minutos, depois de salvar dois setpoints no décimo jogo do primeiro set.

O suíço de 25 anos leva para casa o décimo título de Grand Slam (está a apenas quatro da mítica marca de Pete Sampras). Federer ganhou o torneio sem ceder um único set, algo que não acontecia num Grand Slam desde que o sueco Bjorn Borg o conseguiu em Roland Garros em 1980.

Roger Federer salientou, após a sua terceira vitória no Open da Austrália, que na sua caminhada para o Slam o alvo a abater é Rafael Nadal, em Roland Garros, o único torneio dos quatro que lhe escapa.

“Estou convencido que sou o melhor jogador de ténis do mundo e podem chamar-me génio porque me imponho a muitos dos meus rivais, a cada um de forma diferente, ganhando, inclusive, sem jogar o melhor que sei”, admitiu o número um do mundo.

Este foi o décimo encontro entre “Federer Express” e Fernando “Speedy” Gonzalez, com o saldo do agora 5º classificado do “ranking” a ser totalmente nulo. Dos 27 sets que disputaram, o chileno venceu apenas dois. No caminho para a final Gonzalez protagonizou grandes surpresas ao eliminar Rafael Nadal, James Blake, Tommy Haas e Lleyton Hewitt.

Serena Williams vence

No sector feminino, no sábado, Serena Williams foi protagonista da final mais desnivelada em solo australiano desde 1994 (em que Steffi Graff bateu Arantxa Sanchez Vicario por 6-0 e 6-2), batendo Maria Sharapova por 6-1 e 6-2, em 63 minutos.

A tenista norte-americana de 25 anos, que nos últimos dois anos jogou só 15 torneios (o que equivale a metade de uma época), somou o seu 8º título do Grand Slam, tornando-se na segunda jogadora a coroar-se campeã sem ser cabeça-de-série e na sétima que ganha três vezes este título (2003, 2005 e 2007).

Situada no posto 81 do ranking WTA antes deste torneio, Serena ocupará a partir de amanhã a 14ª posição.

Ana Sofia Gonçalves
lj04010 @ icicom.up.pt
Foto: DR