O Parque Biológico de Gaia incentiva a participação de qualquer pessoa nas actividades de educação ambiental. Mas é, ao mesmo tempo, defensor da aprendizagem em grupo: recebe visitas de grupos escolares mas também grupos de ATL ou escuteiros.

Acompanhamos a visita guiada, ao Parque Biológico, dos escuteiros de Seide, S. Miguel. António Francisco, chefe do grupo, explicou, a relação entre os escuteiros e a Natureza. “O movimento escutista incentiva a protecção da Natureza que, infelizmente, hoje em dia, é maltratada pelo Homem”. [Áudio]

Para António Francisco, as visitas em grupo permitem “um acompanhamento mais personalizado”, o que deixa as crianças mais sensibilizadas para os problemas ambientais. “Elas ficam a saber quais as espécies que estão em vias de extensão, que são vítimas de caça e outro tipo de brutalidades, aprendem qual a importância dos animais no ecossistema e a função que desempenham”.

O chefe dos escuteiros salienta ainda que a maioria dos escutistas só tem oportunidade de visitar locais como o Parque Biológico porque está inserida no grupo. “Os pais delegam no movimento escutista uma formação integral dos seus filhos. Sabem que nos escuteiros recebem bastante informação e tenho a certeza que se não viessem connosco, nunca estariam em contacto directo com a Natureza”.

Numa tentativa de combater o progressivo afastamento da Natureza e dos meios rurais, por parte da população, o Parque Biológico pretende desenvolver novos projectos. “Agora que temos uma hospedaria podemos fazer programas de sexta para sábado com dormida, percursos de fim-de-semana, campos de férias e observações astronómicas e ateliês com morcegos durante a noite”, revela Telma Cruz, a responsável pelo sector de Educação Ambiental do parque.

Sandra Pinto
lj04061 @ icicom.up.pt
Foto: DR