Um descapotável vermelho atravessa um bairro devastado de Beirute, no Líbano, no primeiro dia do cessar-fogo acordado entre Israel e o Hezbollah. O instante, capturado pelo norte-americano Spencer Platt, da agência Getty Images, a 15 de Agosto do ano passado, venceu o World Press Photo 2006.

“É uma fotografia que nos impede de tirar os olhos dela. Apresenta a complexidade e contradições da vida real no meio do caos. Esta fotografia faz-nos olhar para além do óbvio”, afirmou a presidente do júri do concurso, Michele McNally.

Cerca de 78 mil trabalhos de 4.460 fotógrafos concorreram ao mais prestigiado concurso de fotojornalismo do mundo. O galardão, no valor de 10 mil euros, será entregue a 22 de Abril, em Amesterdão, na Holanda.

“O bom fotojornalismo, na minha opinião, passa por compreender o mundo e ter uma apreciação da história”. Mais do que dominar a técnica, “o que é absolutamente imperativo é compreender os humanos, a sociedade e ser capaz de entender para onde vai um evento ou um conflito, com base no passado”, disse Spencer Platt numa entrevista.

JPN
Foto: Spencer Platt/Getty Images