O “Planeta FEUP” e o “Blogs FEUP” são dois novos projectos de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), lançados quase em simultâneo, com uma mesma missão: reforçar a utilização de blogues entre os alunos, funcionários e docentes.

O primeiro é um agregador de blogues de alunos ou funcionários da FEUP; o segundo oferece espaço para a criação de espaços pessoais na internet com “selo” da faculdade.

Mário Lopes, aluno do 5º ano de Engenharia Informática, mentor do “Planeta FEUP“, quis “colmatar uma falha nítida: a adopção no ensino dos blogues”. A ferramenta “não estava a ser devidamente aproveitada” pela comunidade FEUP, aponta.

O agregador, lançado há duas semanas, compila os últimos “posts” dos cerca de 20 blogues associados. Mário Lopes lamenta a pouca difusão dos “weblogs”, “excelentes canais de divulgação de novos conhecimentos”, na comunidade académica. “São raros os investigadores [com blogue]”, exemplifica.

Blogues com “selo” FEUP

O “Planeta FEUP” mantém uma parceria natural com um outro serviço, lançado esta semana pelo Núcleo Estudantil da Association for Computing Machinery na faculdade. O “Blogs FEUP” oferece as mesmas funcionalidades que serviços como o Blogger, mas aplica aos espaços o “selo” FEUP, rumo à criação de uma comunidade de “bloggers”.

Desde a sua abertura, o “Blogs FEUP” conta já com mais de 100 registos, adianta André Tavares, aluno do 4º ano de Informática e coordenador do projecto. “A procura foi superior ao que esperávamos”, refere.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt