Em 2005, Inês Ventura publicou um artigo na revista internacional “Biomaterials”. Agora, com apenas 25 anos, vê o seu trabalho reconhecido com o Prémio Pulido Valente Ciência 2006, no valor de 10 mil euros, atribuído pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Com o desenvolvimento deste trabalho, a investigadora do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) da Universidade do Porto abre caminho a novos biomateriais, que evitem a adesão de plaquetas sanguíneas e podem ajudar a reduzir o risco de formação de coágulos no sangue pelo contacto com dispositivos médicos, como cateteres e válvulas cardíacas.

Na segunda-feira, dia 26, o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago, vai presidir à cerimónia de entrega do prémio.

JPN
Foto: DR