Mariano Gago está a acompanhar a situação na Universidade Indepedente, em Lisboa, e pediu a intervenção da Inspecção-Geral da Ciência e do Ensino Superior para saber se a instituição privada pode continuar a funcionar.

Em comunicado emitido ao final da tarde desta terça-feira, o Ministério do Ensino Superior afirma que “a Inspecção-Geral, em articulação com a Direcção-Geral do Ensino Superior, irá promover a análise da situação”.

A averiguação tem como objectivo “verificar, nos termos da lei, se se mantêm os pressupostos do reconhecimento da Universidade Independente e da autorização de funcionamento dos seus cursos, propondo as medidas necessárias, nomeadamente para a salvaguarda dos interesses dos alunos”.

A direcção da Independente foi demitida esta segunda-feira por alegada “gestão danosa”. O vice-reitor, Rui Verde, foi demitido, juntamente com mais 20 pessoas, entre académicos e membros da direcção da SIDES, a empresa proprietária da universidade. As aulas estão suspensas até 5 de Março.