O CACE Cultural no Porto abre as portas, esta sexta-feira, às 21h30 à 20ª edição do Portugal Fashion. Ao longo de quatro dias, 16 desfiles individuais e quatro colectivos de 20 criadores nacionais pisam a passerelle sob o tema “Soft” da autoria do designer de interiores Marco Sousa Santos. Um conjunto de 40 colecções de vestuário e calçado que dá a conhecer as novas colecções da estação fria 2007/2008.

A dupla João Branco e Luís Sanches, os Storytailors, inauguram o palco da moda com uma linha de ateliê. Miguel Vieira é o destaque do primeiro dia com a colecção “prêt-à-porter” Homem/Senhora designada “Sir”.

Até ao dia 5, criadores de renome como Fátima Lopes, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Júlio Torcato, Felipe Oliveira Baptista ou Luís Buchinho apresentam as novas tendências numa passerelle onde é também dado espaço a novos criadores. A acompanhar a apresentação de Júlio Torcato, os Fingertips dão a voz a uma colecção que é, segundo o estilista, “sobre um homem sofisticado e sensual e a sua interacção com o ambiente urbano e cosmopolita em que se movimenta.”

A Semana da Moda segue com o Showroom BRAND^UP no Edificio da Alfândega do Porto, nos dias 6 e 7. Uma passagem de assessórios de moda, marcas de vestuário e calçado de cerca de 50 criadores de moda. Prossegue na capital, de 8 a 11 de Março, a Lisboa Fashion Week onde termina a edição da Semana da Moda.

O evento é organizado pela Associação de Nacional de Jovens Empresários (ANJE) em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), com o apoio do Estado e do ICEP.