A ilha de Samatra, na Indonésia, foi sacudida por um forte sismo às 10h49 desta manhã (hora local, 03h49 em Lisboa), que fez pelo menos 82 mortos, segundo o balanço divulgado ao final da manhã por um porta-voz da Unicef.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica norte-americano (USGS), o sismo registou uma magnitude de 6.3 na escala aberta de Richter, a uma profundidade de 30 quilómetros.

“O balanço das vítimas não pára de aumentar porque o sismo abateu-se sobre uma região com muita densidade populacional”, indicou o porta-voz da Unicef, Damien Personnaz.

A agência de meteorologia de Singapura afirmou que o abalo atingiu uma magnitude de 6.6, enquanto a agência de sismologia de Jacarta calculou uma magnitude de 5.8, com epicentro localizado a cerca de 20 quilómetros a sudoeste da cidade de Bukittinggi.

O abalo também foi sentido em Singapura e Malásia, mas não há registo de vítimas.

Em Dezembro de 2004, a ilha de Sumatra foi atingida por um terramoto de grau 9 na escala aberta de Richter, que gerou uma onda gigante, provocando a morte a mais de 230 mil pessoas em 11 países da zona do Índico.