Dez reclusas do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, encarnam figuras de divas na exposição “10 Espectáculos – 10 Mulheres”, da autoria do fotógrafo Paulo Pimenta.

A mostra, patente na Câmara de Matosinhos, começa quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, e termina a 20 de Março. Às 21h30, na Galeria Nave dos Paços do Concelho, estreia a peça “Chavela”, da encenadora Luísa Pinto.

A exposição é uma retrospectiva da carreira de Luísa Pinto, reunindo algumas das divas já interpretadas pela encenadora.

O projecto de Paulo Pimenta quebrou a rotina das presidiárias e contribuiu para o aumento da sua auto-estima. “Representarem uma Frida Kahlo, uma Florbela Espanca, uma Coco Chanel ou uma Greta Garbo, e representarem muito bem essas divas, foi um momento fantástico para elas”, refere.

“Não estava a contar encontrar mulheres que representassem tão bem, que fossem tão divas como aquelas que existiram no século XX e que fossem tão actrizes ou mais actrizes do que aquelas que nós vamos encontrando por aí. Desempenharam um papel fantástico, mesmo mágico”, revela.

O fotógrafo adianta que aprendeu imenso com a experiência. “Temos que saber agarrar as oportunidades que nos dão e elas souberam agarrar a oportunidade que nós lhes demos”.

Paulo Pimenta é claro ao definir as expectativas da exposição.”Espero que as pessoas que visitarem, tentem ou consigam sentir aquilo que eu senti ao estar a fotografar: acreditar que, havendo oportunidades, as pessoas também podem chegar ao topo e estar no topo, mesmo nunca tendo experimentado, nunca tendo tido uma oportunidade”.