No passado dia 2 de Março, os clientes TVTel deixaram de poder aceder aos canais Sport TV1 e Sport TV2. O conflito terá surgido quando a Sport TV acusou a TVTel de violação do contrato por ainda transmitir em analógico. O canal desportivo informou que o sinal iria ser cortado no final do mês de Fevereiro.

Por seu lado, a TVTel não cessou a transmissão desses canais nem comunicou aos seus clientes essa possibilidade. Em declarações ao JPN, o administrador da TVTel, Paulo Pereira, justifica: “o corte dos canais foi ilícito”. “Não avisámos os nossos clientes porque durante duas semanas tentamos negociar com a Sport TV. Nunca acreditámos que os canais fossem cortados, dada a flagrante ilegalidade da acusação.”

O administrador da TVTel defende-se ainda com o facto de, segundo diz, existirem mais três fornecedores de televisão por cabo que também transmitem em sinal analógico – a Cabo Visão, a Bragatel e a Pluricanal.

Em comunicado publicado na imprensa, a Sport TV acusa a TVTel de deturpar “a verdade dos factos” e de fazer “graves e infundadas acusações” contra o canal desportivo. A Sport TV afirma já ter denunciado este caso às entidades competentes.

“Conluio” entre a Sport TV e a TV Cabo

Em comunicado, a administração da TVTel considera que a Sport TV e a TV Cabo uniram-se para criar uma situação de monopólio, uma vez que a empresa que detém 50% da Sport TV – a PT Multimédia – é a proprietária da TV Cabo.

O JPN está a tentar contactar a direcção da Sport TV, bem como da TV Cabo, mas até ao final desta manhã não conseguiu qualquer resposta.

Paulo Pereira considera que “há um conluio entre a Sport TV e a TV Cabo”, por isso já deu entrada com uma acção em tribunal, na Autoridade da Concorrência e na Entidade Reguladora da Comunicação. Mas adianta que vai tentar a reconciliação junto da Sport TV, de forma a minimizar os prejuízos dos clientes.

Até que a situação se resolva, a TVTel garante aos assinantes da Sport TV um desconto de 5 euros por cada serviço.