Pelo preço de dois euros, os clientes podem ler pequenas histórias e conhecer novos autores enquanto tomam café. O projecto “Um café com história” resulta da parceria entre o Café Progresso, no Porto, a editora Uzzina e cinco escritores.

O projecto começou no sábado passado com o objectivo de captar novos clientes e associar o café a actividades culturais. Enquanto se promove a literatura de “pessoas que não têm tanta possibilidade de publicar”, liga-se o café a “um tipo de cliente mais dado à área da escrita”, esclarece o gerente do Café Progresso, Nuno Fernandes.

“Revolyútsia” (“Revolução”), de Gil Nunes, foi o primeiro conto da colecção “Há Água em Marte”. Os 150 exemplares da primeira edição esgotaram até terça, mas já a partir de sábado estará disponível a segunda.

“Opção”, de Alexandra Saraiva, “De Sonho e Cerejas”, de Angela Dhal, “O Aeroporto”, de Lurdes Pires, e “359º”, de Alberto Lóio, são os contos a ser publicados até Julho.

A adesão da primeira edição superou as expectativas de Nuno Fernandes, que avança com a possibilidade de, numa fase posterior, promover um concurso de contos aberto aos clientes.