O Benfica venceu esta quinta-feira o Paris Saint-Germain por 3-1 e garantiu a qualificação para os quartos-de-final da Taça UEFA. A eliminatória, porém, esteve longe de ser fácil para os encarnados que só conseguiram resolvê-la já perto do final do jogo numa grande penalidade transformada em golo pelo inevitável Simão Sabrosa.

Sem fazer uma grande exibição, o Benfica fez aquilo que lhe competia perante o PSG que conseguiu disfarçar as suas debilidades, mesmo com uma equipa que entrou na Luz em poupanças. Consciente da difícil batalha que tem pela frente no campeonato, onde ocupa o último posto, Paul Le Guen optou por rodar a equipa.

As surpresas francesas pareceram surpreender e até mesmo atordoar, os jogadores encarnados. Daí que a primeira grande ocasião de golo tenha pertencido ao PSG num remate de Pauleta bem defendido por Moretto, a grande novidade no onze de Fernando Santos.

O PSG entrou melhor, mas foi o Benfica que chegou ao golo: Nuno Gomes desmarca Simão e este remata cruzado para o fundo das redes parisienses. O golo que era preciso estava feito e os portugueses tinham um pé na eliminatória seguinte.

Chapéu de Petit, cabeça de Pauleta

Moralizada, a águia passou a voar mais alto e a rondar mais vezes a área adversária. Pouco depois de mandar duas bolas ao poste em apenas um minuto, o segundo golo chegou numa bonita “chapelada” de Petit. A rapidez e a facilidade com que os encarnados chegaram à vantagem, fazia antever uma goleada.

Puro engano. O PSG reagiu e foi à procura da igualdade na eliminatória, até porque o Benfica abrandou e deixou os franceses jogar.

Sem o patrão Luisão, a defesa encarnada sentiu grandes dificuldades em parar Pauleta e companhia. E com Anderson em noite infeliz, tudo se conjugou para aparecer o golo francês: Pauleta aproveitou da melhor forma uma falha de marcação do central brasileiro e bateu Moretto.

Penalti caído do céu

Na segunda parte, o Benfica continuou a sentir muitas dificuldades em explanar o seu jogo, com os dois avançados muito distantes e com Simão sem conseguir “aparecer” O PSG, por seu turno, mantinha a organização que lhe permitia avançar até à área encarnada.

Fernando Santos teve que mexer na equipa e lançou Derlei no lugar de Miccoli, passando a jogar em 4-3-3. As alterações surtiram efeito e o Benfica começou a criar mais perigo. A mais flagrante surgiu já a três minutos dos 90’, quando Mulumbu derrubou Léo na área e colocou Simão frente-a-frente com Landreau. Como é hábito, o avançado não desperdiçou o penalti e assinou o apuramento encarnado.

Sorteio hoje em Glasgow

O sorteio dos quartos-de-final está marcado para esta manhã, pelas 11h30, em Glasgow, a cidade onde se vai disputar a final da Taça UEFA. Depois de Werder Bremen, Tottenham, Osasuna e Bayer Leverkusen terem garantido o apuramento, esta quinta-feira juntaram-se, para além do Benfica, o AZ Alkmaar, o Sevilha e o Espanhol.