Amanhã, segunda-feira, em Gaia, vai discutir-se "O Norte e o Porto no Contexto Nacional".

O debate é organizado pelo Clube dos Pensadores e conta com a participação dos vice-presidentes das câmaras de Gaia, Marco António Costa, e do Porto, Álvaro Castello-Branco, do vereador do PCP na Câmara do Porto, Rui Sá, e do empresário Manuel Serrão.

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que o desenvolvimento não pode ser assimétrico. “Acho que neste país existe um grande défice relativamente ao Norte, isso prejudica o país”, afirmou, em declarações ao JPN.

Álvaro Castello-Branco assume-se como “um defensor da igualdade de oportunidades”. “À nascença, qualquer pessoa deve ter as mesmas oportunidades, quer em Bragança ou em Lisboa. Depois, se uns vão mais longe e outros vão menos, provavelmente é porque uns tinham mais competência, se esforçaram mais e outros menos”, argumentou.

A Área Metropolitana do Porto concentra cerca de 1/5 da população em Portugal; por isso, cabe ao poder político do Norte “procurar as vias de desenvolvimento”. “As possibilidades e os recursos que o Norte tem são vastos. O poder político tem é que encontrar maneira para que o Norte possa, muitas vezes, tomar as decisões”, sustentou o autarca.

Discutir “uma estratégia de desenvolvimento” será uma constante no debate.