Belmiro de Azevedo prometeu pôr tudo em pratos limpos antes do início do Verão sobre a criação de uma “business school” do Norte. Sem querer dar certezas, afirmou que “está disponível” para o novo desafio. O empresário diz estar empenhado em ajudar a “criar massa crítica” através de uma instituição capaz de oferecer um MBA reconhecido internacionalmente.

O anúncio foi feito esta terça-feira, momentos após Paulo Azevedo ter sido anunciado como o novo presidente executivo da Sonae SGPS, substituindo o seu pai, Belmiro.

O interesse de Belmiro de Azevedo em formar uma escola de negócios no Norte já tinha sido divulgado. Apresentou já um documento sobre o assunto, no passado dia 28 de Fevereiro, aos associados da Escola de Gestão do Porto (EGP) e esteve ainda em reunião com os reitores das universidades de Aveiro, Minho, Porto e do Centro Regional do Porto da Católica.

O projecto poderá passar pela refundação da EGP ou pela criação de um novo estabelecimento de ensino. O empresário pretende com o desenvolvimento da escola uma parceria internacional forte, o reforço da ligação entre escolas e empresas e o envolvimento de instituições importantes da região, como a Câmara do Porto ou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.