O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, anunciou esta terça-feira que vão ser construídas centrais de produção eléctrica de biomassa em vários locais do país. Algumas das centrais vão ser construídas em zonas florestais do interior.

Os concursos para as centrais de produção de electricidade a partir de biomassa florestal inserem-se na Estratégia Nacional para a Energia e no Plano Tecnológico.

O secretário de Estado seleccionou as regiões onde vão ser implementadas as centrais em função das suas disponibilidades em biomassa florestal e também teve em conta o risco de incêndios nas regiões.

O objectivo é reduzir o risco de incêndios nessas zonas do país e criar emprego local na recolha de biomassa das florestas. Estima-se que se podem criar mais de 500 postos de trabalho para a população das regiões beneficiadas pelas centrais.

Os concorrentes terão de realizar um estudo detalhado do recurso florestal disponível na área de influência da central. Serão também classificados tendo em conta o tipo de biomassa que pretendem utilizar, a solidez e a sustentabilidade do fornecimento à respectiva central.

Vai ser lançado um livro sobre a estratégia nacional para as florestas, que enquadra a política florestal para os próximos 30 a 40 anos. O lançamento do livro está previsto para sexta-feira no Porto.