A decisão da Assembleia Geral da Universidade Independente de afastar a anterior direcção é ilegal, considerou o Tribunal do Comércio de Lisboa. Em consequência, o actual reitor da instituição, Luiz Arouca, foi suspenso.

O advogado da Sociedade Independente para o Desenvolvimento do Ensino Superior (SIDES – a empresa que detém a propriedade da UnI), Diogo Horta Osório, indicou à Lusa que a anterior direcção, liderada pelo vice-reitor Rui Verde, retomou o seu posto e entrou na universidade acompanhado pela polícia.

À porta da instituição, Luiz Arouca, impedido de entrar, afirmou à Lusa não ter recebido qualquer notificação por parte do Tribunal do Comécio.

Rui Verde havia sido demitido pelo reitor em Fevereiro passado por alegado desvio de verbas da universidade. Juntamente com o vice-reitor, outras 20 pessoas – docentes e membros da administração – foram também afastadas.