“Em liberdade. Com alegria. Com gosto no resultado”. É assim que Paulo Querido apresenta a TubarãoEsquilo, que nascerá na próxima terça-feira, 27 de Março. É um nome no mínimo invulgar para uma inovação na Web portuguesa: afirma-se como a primeira rede editorial de blogues nacionais. Do “site”, que será suportado pela publicidade, pode nascer uma agência de conteúdos próprios.

Paulo Querido, responsável pelo projecto, prefere chamar-lhe “rede editorial” de blogues porque “vai muito para além de um agregador”. Este tipo de serviço é popular nos EUA, mas não tinha ainda expressão na nossa blogosfera.

A TubarãoEsquilo vai reunir os “posts” mais recentes dos blogues agregados, peças multimédia e comentários dos leitores. O portal conta já com a participação de 24 “bloggers” de diversas áreas, mas o número deve crescer. Entre os participantes, estão os blogues Teknologico, Adufe, NaWeb2 e Memória Virtual.

Esta rede formada por vários autores visa “muni-los de tecnologias, conceitos e sinergias, que potenciem as suas energias”, explica Querido, jornalista e fundador do Weblog.com.pt. A rede editorial de blogues vai ser suportada pela publicidade. Os blogues agregados serão remunerados em função do investimento publicitário.

“Até final do ano a TubarãoEsquilo estará a agenciar matérias de entretenimento e de informação produzidas pelo corpo editorial agregado, bem como matérias jornalísticas próprias. Um modelo inspirado nas agências de fotografia, se quiser, mas especializado no canal Internet, no meio Web 2.0 e na execução digital”, explica.

Há vários modelos de financiamento em cima da mesa: “Ceder a exploração dos espaços a um grupo de meios, criar um organismo participado (que explorasse o ‘know-how’ técnico e a experiência já existente na TubarãoEsquilo em matéria de novos formatos – o meu cenário favorito, confesso), ou melhorar o actual quadro, com recurso aos agentes especializados internacionais que já operam no espaço ibérico, escolhendo os em função dos diferentes espaços”.