Já faltam poucas horas para a PlayStation 3 (PS3) ser comercializada em Portugal por 599,99 euros. Lojas como a Fnac, a Worten e a Toys’R’Us vão estar de portas abertas até depois da meia-noite para que os fãs da nova consola de jogos a possam adquirir em primeira mão. Para estimular as vendas algumas destas lojas vão promover concertos, ofertas e concursos.

Apesar de não revelar a quantidade de PS3 colocadas no mercado, a Sony Portugal assegura que o número de pré-reservas ultrapassa largamente a quantidade de consolas disponíveis.

A PlayStation 3 permitirá ver filmes em Blu-ray, um novo formato de DVD de alta definição, aceder à Internet e, claro, jogar. Mas o modelo que estará disponível na Europa é diferente do que foi lançado já há 4 meses nos EUA e Japão.

A Sony anunciou que só iria lançar na Europa o modelo da PlayStation 3 mais sofisticado, com um disco rígido de 60 gigabytes (GB) e não teria um chip, o Emotion Engine, que garante a possibilidade de jogar na PS3 os jogos do modelo anterior, a PlayStation 2. Mas adiantou que, na maior parte dos casos, o problema poderá ser resolvido através de software, em substituição do chip.

As consolas Xbox 360 e Wii, da Microsoft e da Nintendo respectivamente, são as principais rivais da PS3, tendo chegado primeiro a Portugal pela altura do Natal. Mas a PS3 desperta interesse pelo facto de ser a única consola de jogos a suportar a tecnologia blu-ray e ter um comando wireless (ligação através de bluetooth) sensível ao movimento de alta precisão em seis eixos, apesar de ser mais cara que as suas concorrentes.

O disco blu-ray tem uma capacidade de armazenamento cerca de 77 vezes superior a um CD e 6 vezes maior do que um DVD, o que permite a leitura de filmes e jogos em alta definição.

A Sony espera vender mais de 75 mil unidades até Março de 2008.