O Salão Nobre da Reitoria foi, nesta quinta-feira, palco da festa de aniversário da Universidade do Porto (UP). Perante uma sala quase repleta, o reitor, Marques dos Santos, deu início à celebração salientando a importância das relações entre a universidade e os antigos alunos.

O papel dos que já passaram pela UP é de grande valia para a projecção da instituição junto das entidades empregadoras e da sociedade em geral, defendeu.

O reitor destacou o peso da produção científica da universidade, que ascende a 20% do total nacional. O uso das tecnologias da informação e comunicação foi também elogiado, pois coloca a UP na vanguarda a nível europeu.

A diminuição das verbas estatais atribuidas às universidades foi outro dos pontos do discurso. Marques dos Santos referiu que a UP deve procurar novas fontes de financiamento de maneira a assegurar o funcionamento. Além do aproveitamento dos fundos do próximo quadro comunitário de apoio, pretende-se a cooperação com entidades externas como empresas.

Do lado dos alunos, João Araújo, vice-presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia, defendeu que a UP funcionaria melhor com a diminuição do número de elementos dos orgãos de gestão. O dirigente mostrou-se também descontente com o atraso da abertura da nova cantina da Faculdade de Letras e com a falta de uma cantina a funcionar aos fins-de-semana no Pólo da Asprela.

A preocupação com as alterações ao regime dos funcionários públicos foi a tónica da intervenção do, director do Serviço de Recursos Humanos e Expediente da Reitoria. Para Arnaldo Azevedo, não é possível pensar em universidade sem funcionários.

A sessão contou ainda com o testemunho de um antigo aluno, João Fernandes, director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, e de Artur Santos Silva, presidente do BPI, que abordou a relação entre a transferência do conhecimento e o empreendedorismo.

Foram entregues prémios no campo da investigação científica, uso das plataformas de e-learning e de incentivo aos melhores alunos do primeiro anos de cada faculdade. Os professores eméritos da UP foram alvo de uma proclamação em reconhecimento do contributo prestado.

As celebrações dos 96 anos da universidade continuaram da parte da tarde com animação de rua.