De acordo com a Agência Lusa, que cita fonte próxima da diocese, a entrada solene de D. Manuel Clemente na Sé Catedral do Porto decorrerá no domingo, cerca das 16h, na presença do episcopado e das autoridades civis, militares, académicas e fiéis.

Conforme adianta a Lusa, a cerimónia eucarística começará com a leitura da Carta Apostólica do Papa Bento XVI, que nomeou D. Manuel Clemente como bispo do Porto.

Logo depois, o bispo auxiliar João Miranda Teixeira, que tem exercido as funções de administrador apostólico da diocese, dirige uma saudação ao novo titular da diocese, prosseguindo depois a celebração eucarística nos moldes habituais.

“A celebração é aberta ao público, mas existem limitações de espaço, porque a Sé do Porto é pequena para estas ocasiões”, explicou o cónego João Peixoto à Lusa. Será possível assistir à celebração nas naves laterais e nos claustros interiores através de um circuito interno de televisão

Diocese do Porto congratula-se com novo bispo

D. João Miranda Teixeira, administrador apostólico da diocese do Porto, na sua mensagem a D. Manuel Clemente refere que “a Diocese do Porto congratula-se com a nomeação do Santo Padre, ao indicar para Bispo do Porto o Senhor D. Manuel Clemente”. Já o antecessor, D. Armindo Coelho, diz que “aceita com gratidão a nomeação do seu sucessor, D. Manuel Clemente, a quem deseja muito sucesso na sua missão de Bispo do Porto”.

Manuel José Macário do Nascimento Clemente de 58 anos nasceu na freguesia de S. Pedro e S. Tiago, concelho de Torres Vedras. Formou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa. Só após a licenciatura é que ingressou no Seminário Maior dos Olivais, em 1973, com 26 anos. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa em 1979, e doutorou-se em Teologia Histórica em 1992.