As máquinas da Câmara do Porto começaram esta terça-feira de manhã a demolir as barracas da Rua do Bacelo, em Campanhã. As 16 famílias de etnia cigana ainda não sabem qual será o seu destino. As técnicas da Segurança Social garantiram alojamento numa pensão para esta noite, mas afirmaram que terá de ser feito um acordo com a autarquia no sentido de encontrar uma solução.

O vereador do Urbanismo na Câmara do Porto, Lino Ferreira, ordenou segunda-feira o despejo imediato das famílias. De acordo com a autarquia, o terreno onde foram construídas as barracas está em “grave estado de insalubridade”, constituindo um “perigo para a segurança e saúde dos ocupantes e perigo para a saúde pública”.

Os habitantes do Bacelo foram notificados para abandonar as barracas até terça-feira da semana passada. Perante a recusa da população em mudar-se para pensões, a Junta de Campanhã, em parceria com a Segurança Social e com o Governo Civil, encontrou um terreno privado disponível para instalar provisoriamente, durante 60 dias, as famílias, mas o plano terá sido recusado pela câmara.